No mundo em que vivemos, é cada vez mais imprescindível o uso do celular. Tanto é que não o deixamos para nada, faça sombra ou faça sol. O levamos em cada lugar em que vamos e se o esquecemos nos sentimos nus. Não o desligamos em nenhum momento do dia e dormimos com ele grudado na cabeceira. Mas, esse hábito pode ser prejudicial para a saúde. ¿Gostaria de saber se é ruim dormir perto do celular? Conheça a resposta neste artigo.
Se você é uma das muitas pessoas que dormem com o celular do lado da cama, isso poderia estar causando muitos problemas (imperceptíveis inicialmente) em sua saúde. As radiações presentes nos smarthphones são realmente perigosas e nada aconselháveis. E isso é assim em qualquer hora do dia, porém, quando estamos dormindo pode influenciar em pesadelos, insônia, e no ato de acordarmos várias vezes durante a noite, dentre outras consequências.
¿E porque isso acontece? Por uma alteração no sistema de auto-regulação de certos processos como, por exemplo, o do relógio biológico ou dos ritmos circadianos.
A Organização Mundial de Saúde indicou que os aparelhos eletrônico em geral (não apenas os celulares) são ruins para o organismo e podem aumentar as possibilidades de desenvolvermos câncer. Por sua vez, têm efeitos tóxicos reconhecidos por muitos pesquisadores. Além disso, é preciso ter conhecimento de que os celulares se baseiam em radiações ionizantes e longitudes de onda.
Uma pesquisa desenvolvida na Austrália demonstrou que há uma relação importante entre o uso dos smartphones e a esterilidade nos homens, bem como na redução da qualidade do esperma. E em ambos os sexos ocorre um aumento dos quadros de estresse.
Mais além de ter o relógio do despertador ativado no celular, é preciso desligá-lo durante a noite, porque por mais que não o usemos ele igualmente utiliza radio-bases ou radiofreqüências. Isto quer dizer que os celulares estão continuamente radiando ondas eletromagnéticas ao seu redor, e não apenas quando os utilizamos. Colocá-lo perto da cabeça ao dormir é uma forma de nos “contagiarmos” com essas ondas que não nos fazem nada bem.
Como e onde deixar o telefone ao dormir?
Há duas opções: a primeira é desligar o celular e deixá-lo no lugar de sempre (no criado mudo ou qualquer outro lugar), sempre considerando que o despertador esteja igualmente programado. A segunda é deixá-lo ligado porém longe, em outro cômodo, seja na cozinha ou na sala. Essa alternativa é menos recomendável.
Se você não se sente confortável desligando o celular porque precisa se comunicar com alguém em caráter de urgência durante a madrugada, você pode pelo menos desligar a conexão com a internet, que é algo mais perigoso do que as radiofreqüências quando está ligado.
Especialistas indicam que o celular deve estar a pelo menos um metro de distância do nosso corpo enquanto dormimos. Podemos deixá-lo, por exemplo, em cima do sofá ou de uma cadeira.