← voltar

Blog Biosul Natural

27
MAR
2018
DICAS DE SAÚDE

A importância das vitaminas para a saúde

As vitaminas são imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo e favorecem a qualidade de vida.

Atuam em várias reações químicas e no metabolismo, podem ser classificadas em:
- Lipossolúveis;
- Hidrossolúveis.

Sendo assim são divididas de acordo com a sua capacidade de se dissolver em água ou em gordura.

Destacamos as principais ações das vitaminas no organismo:

- Vitamina D: A vitamina D é fundamental para regular a pressão arterial, manter o sistema nervoso em equilíbrio e auxilia na absorção do fósforo e cálcio.

Colabora para a manutenção do metabolismo do cálcio, que resulta no desenvolvimento ósseo. De acordo com os especialistas pode contribuir indiretamente para a prevenção da osteoporose, uma vez que a sua ausência, pode acarretar na baixa estatura e no raquitismo infantil.

A deficiência da vitamina D pode levar a osteomalácia, uma doença marcada pela deformidade e amolecimento dos ossos;

- Vitamina K: A vitamina K apresenta distintas funções, entre as quais destaca-se a sua participação na coagulação sanguínea e na formação de proteínas a partir das células ósseas, promovendo a mineralização dos tecidos ósseos e o crescimento.

Boas fontes de vitamina K são as folhas verde-escura e os óleos vegetais, para assegurar os benefícios dessa vitamina, o consumo recomendado é de 120 microgramas;

- Vitamina A: A vitamina A também é conhecida pelas seguintes denominações: retinol, ácido retinóico e retinal. Apresenta distintas funções, entretanto apresenta um papel fundamental sobre a visão. Muitas pessoas apresentam a cegueira noturna, marcada pela dificuldade em adaptar a visão ao escuro, e pode ser ocasionada pela falta da vitamina A na alimentação.

Alimentos como: pêssego, cenoura, tomate, vegetais verdes e alimentos amarelos e laranjas são excelentes fontes de carotenóides, os pró-vitaminas A;

- Vitamina B6: A vitamina B6 por não ser produzida pelo corpo, necessita de um reforço maior na alimentação. Uma importante atuação dessa vitamina é na formação da serotonina, das hemoglobinas e na síntese de outra vitamina, a niacina.

Problemas como transtornos de tontura, irritação da pele e depressão podem ser sinais da falta ou ineficiência do consumo da vitamina B6. Na forma de coenzima, participa de distintas reações metabólicas importantes para o organismo, como a estocagem de glicogênio nos músculos, que abastece energia quando o corpo precisa;

- Vitamina B3: A vitamina B3 apresenta características antioxidantes, o que auxilia na prevenção do envelhecimento celular, e na prevenção de infartos e derrames.

A riboflavina compõem o grupo do complexo B e está relacionada a condução de elétrons, que é parte importante para a produção de energia a partir dos carboidratos, proteínas e gorduras.

No momento em que a riboflavina se mostra em falta, o problema, pode ter relação com a deficiência de outras vitaminas hidrossolúveis. Podemos destacar os seguintes sintomas: dor e queimadura dos lábios, boca e língua e lacrimação e coceira nos olhos.

De acordo com os nutricionistas uma dieta escassa em proteína animal e em vegetais verdes-escuros por um tempo extenso, pode ser uma das principais causas da baixa taxa de riboflavina.

A alimentação deve ser rica em nutrientes que favoreçam a saúde e deve ser aliada a práticas saudáveis que consolidarão uma qualidade de vida.

FONTE : http://www.posugf.com.br/noticias/todas/2261-a-importancia-das-vitaminas-para-a-saude
Compartilhe:
Atendimento
Endereço:
Crissiumal - RS - Brasil
Telefone:
55991221735
E-mail:
vendas@biosulnatural.com.br
© Copyright 2015 › 2019 Biosul Natural | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton