Posso ajudar?
← voltar

Blog Biosul Natural

15
FEV
2018
DICAS DE SAÚDE

Os sete mandamentos dos cuidados com sol

1. Considerar todo sol perigoso
O horário de maior incidência de raios UVA e UVB (e mais risco) é entre as 10h e as 16h. Mas, como ninguém pretende chegar à praia às 7h ou às 5 da tarde, isso pouco importa, segundo Sérgio Schalka. "As duas radiações agem praticamente o dia todo e provocam danos com a mesma intensidade", diz o médico. "Não existe dose ou horário seguro de exposição ao sol." Curta a praia sem neura, mas, por volta do meio-dia, vista camiseta, boné e vá para baixo do guarda-sol.

2.Nunca sair sem protetar solar
FPS 30 é suficiente para uso diário ou na praia, mas atenção ao rótulo: a sigla FPS (Fator de Proteção Solar) se refere apenas aos raios UVB; o nível de defesa contra os raios UVA(a sigla PPD (Persistent Pigment Darkening), pode ser expresso por estrelinhas (*****), cruzinhas (+++++) ou alertas como "proteção de amplo espectro". Outro cuidado: "O número do FPS está ligado à proteção contra queimaduras e não contra o câncer de pele, por exemplo", esclarece Schalka.

3.Aplicar protetor ainda em casa
Passe o creme antes de sair para a praia, enquanto você está aida limpo, livre de areia e suor. Aplique o produto de preferência nu, para não deixar de lado nenhuma parte do corpo. Pois da qualidade da aplicação depende sua proteção. Hoje, os filtros começam a agir quase imediatamente: não é mais preciso esperar meia hora antes de se expor ao sol. Um cuidado simples que faz toda a diferença.

4.Não economizar o produto
O uso da porção certa do creme, sem economia, é o fator mais importante para garantir proteção: "Quantidade é tudo", alerta o dermatologista. "Quando não se aplica a quantidade correta, não se atinge o FPS expresso no rótulo e o nível de proteção cai para um terço aproximadamente", explica Sérgio Schalka.

5.Reaplicar várias vezes
Não vale passar o creme uma vez só e achar que está protegido indefinidamente. A recomendação médica é reaplicar a cada duas horas ou depois de mergulhar. Mergulho, aqui, significa entrar na água de verdade, nadar, movimentar-se ou permanecer no mar ou na piscina por mais de 20 minutos. Os protetores solares modernos resistem à agua (desde que essa propriedade esteja no rótulo) e uma caída no mar só para refrescar não é suficiente para eliminar o produto.

6.Usar no rosto diariamente
Filtros de uso diário, além de proteger a pele da radiação UVA e UVB, controlam o brilho e o excesso de oleosidade. Pela manhã, aplique um produto com fórmula especial para rosto, com FPS 30, e reaplique após o almoço. Caso pratique corrida ou outro esporte ao ar livre, opte por FPS 60 em produto para uso esportivo (que resiste ao suor, adere melhor à pele e não escorre nos olhos). Vale a regra dos produtos de praia: reaplicar a cada duas horas ou após longos períodos na água.

7.Optar por qualidade
Um filtro com FPS 30 e PPD 10 de uma marca barata pode ser tão eficaz quanto outro de outra marca cara, com o mesmo fator de proteção, mas suas propriedades podem ser diferentes. Mais do que o nível de proteção, o diferencial, de fato, está na fórmula. "Os bons protetores solares costumam ter ativos hidratantes, antioxidantes e anti-idade, reduzem o brilho e nutrem a pele", diz o dermatologista, que recomenda a escolha de marcas de qualidade reconhecida.

(Foto: Aaron Graubart/Getty Images)
Compartilhe:
Atendimento
Endereço:
Crissiumal - RS - Brasil
Telefone:
E-mail:
vendas@biosulnatural.com.br
© Copyright 2015 › 2019 Biosul Natural | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton